sexta-feira, 4 de abril de 2014

Papel das enzimas no solo. 

As enzimas do solo possuem papel fundamental na degradação da matéria orgânica no solo, sendo que sua função primária é a de transformar substâncias complexas em substâncias mais simples que possam ser assimiladas pelos microrganismos do solo. Elas são responsáveis pelo 
aumento da velocidade de reação que pode chegar até 1020 vezes mais do que sem elas e diminuição da energia de ativação das reações de catabolismo. 
O papel das enzimas é imprescindível, pois sem estas a energia necessária para quebra de substâncias mais complexas seria extremamente alto. As enzimas no solo podem ser secretadas pelos microrganismos para o meio exterior (extracelulares) ou liberadas para o meio exterior por meio de ruptura celular (intracelulares), portanto ambas podem atuar no meio extracelular 
mesmo que por tempo muito curto. 
De forma geral, as principais enzimas que atuam nas reações do solo são as hidrolases e oxirredutases, as quais são responsáveis pelos processos de decomposição da matéria orgânica e transformações inorgânicas, e transferases e liases, as quais mediam transferências de grupos substituintes entre moléculas e adição ou substituição de grupos químicos, respectivamente. 
Outra função das enzimas do solo pode ser considerada como sendo um indicador da atividade biológica do solo, como é o caso das desidrogenases. Esta enzima tem destaque, pois ela correlaciona com a atividade oxidativa total dos microrganismos do solo. 
Portanto, o estudo das enzimas do solo é de grande importância para compreensão da taxa de degradação da matéria orgânica do solo, para indicação da atividade biológica dos microrganismos do solo, para estudos de diversidade microbiana etc.

Jennyffer Sousa


Estudo mais detalhado: http://lira.pro.br/wordpress/wp-content/uploads/downloads/2011/09/sabatina-metabolismo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário