quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Enzimas são o novo sucesso nas prateleiras de cosméticos: Produtos à base de abacaxi, mamão e pera são usados para cuidar da pele.


A nova onda de cosméticos no mundo não se apoia mais somente nos antioxidantes. Agora, são as enzimas os compostos - tidos como grandes magos da estética - que ganharam o mercado das dietas e as prateleiras de cosméticos nas farmácias.  O ingrediente também cresce em popularidade entre os produtos de beleza - após anos de repouso nas prateleiras de alimentação saudável - como alternativa para esfoliantes ácidos. A bromelaína, uma enzima encontrada no abacaxi, e a papaína, encontrada no mamão, por exemplo, já são consideradas grandes estrelas nas máscaras faciais clareadoras e no creme noturno da marca RX Skin Therapy, nos EUA. No próximo mês, uma empresa espanhola de cosméticos de luxo, a Nature Busse, vai começar a venda de um peeling facial à base de enzimas da pera e do mamão, direcionado a peles sensíveis.


As enzimas também são personagens principais da Immunocologie, uma linha de produtos de beleza lançada em 2010, conhecida mundialmente por ser feita a partir da fermentação, e não do aquecimento, como a maioria dos produtos. 

O fundador da empresa, Manzoor Jaffery, conta que decidiu fazer experimentos com enzimas porque leu em uma revista que os compostos foram adicionados a dietas animais para ajudar na digestão. E pensou que o mesmo processo poderia ajudar na recuperação da pele, fazendo com que os ingredientes possam penetrar mais profundamente. 

"As enzimas quebram os aminoácidos em moléculas menores", afirma Jeffery, químico de cosméticos que já desenvolveu várias patentes, em Stratford, no Estado de Connecticut, nos Estados Unidos.

Fonte: TATIANA BONCOMPAGNI / THE NEW YORK TIMES


                          Lívia de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário