Conheça a enzima que está relacionada com o ato de comer: um dos melhores prazeres da vida!!
A saliva é um líquido secretado pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. Sua composição é de água (99%), componentes orgânicos e minerais. Costuma-se atribuir geralmente a saliva um papel digestivo e excretor.
Na saliva encontramos:
a amílase salivar é uma enzima que atua provocando a hidrólise do amido, um
polissacarídeo muito abundante na alimentação, estando presente, sobretudo, em ali-mentos de origem vegetal, nos quais constitui a principal substância de armazena-mento.
Em termos funcionais, esta enzima é uma glicosídase, provocando a quebra da molé-cula de amido em dissacarídeos, nomeadamente, maltose, a qual, posteriormente, se-rá simplificada a unidades de glicose, um monossacarídeo, por enzimas específicas
no duodeno. A glicose é o principal substrato energético das células.
A amílase salivar apenas atua em situações de pH próximo da neutralidade, motivo
pelo qual o pH da boca varia entre os 6 e os 7.4. A sua ação prolonga-se mesmo no decurso do processo de deglutição, até à chegada ao estômago, onde éinativada pelo pH ácido do suco gástrico.
Uma mastigação lenta e persistente permite uma degradação mais efetiva do amido
na boca, permitindo um aproveitamento mais eficaz deste nutriente. O amido não di-gerido pela amílase salivar apenas será transformado,posteriormente, ao nível do du-odeno por ação da amílase pancreática.
Indicação: Artigo:Curso de bioquímica da cárie dental- bioquímica da saliva (Carlos Eduardo Pinheiro, professor titular do departamento de bioquímica da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo).
Jennyffer Sousa.
Por isso a importância de se mastigar vagarosamente, pois assim, podemos (nosso organismo) obter/absolver melhor esses nutrientes. Ótimo texto, parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirObrigada Yuri Batista por sua participação!
Excluir