terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

As propriedades Gerais das Enzimas

            Como já vimos no primeiro post, Enzimas são proteínas que catalisam a maioria das reações químicas. Acrescentando, são a maior e mais especializada classe de protéinas. As Enzimas podem estar nas células numa forma inativa, a proenzima ou zimogênio. A alteração destas moléculas de zimogênio por determinados fatores leva a sua conversão na forma ativa. As principais propriedades enzimáticas são:

- Presença de Sítio Ativo e especificidade com o Substrato :
Enzimas possuem sitios ativos aos quais se ligam os substratos( moléculas sobre as quais a enzima atua). Na interação entre substrato e sitio ativo o substrato se modifica quimicamente originando os produtos da reação. Essa reação não altera a molécula da enzima porque é uma reação reversível. Esse tipo de proteína catalítica possui grande especificidade para seus substratos e não aceita outras moléculas, mesmo com pequena diferença de configuração. O modelo chave fechadura explica bem isso, defendendo que a enzima possui o sítio ativo complementar à forma do substrato.

- Ação reversível :
A mesma enzima catalisa a reação direta e inversa. Isso porque ela é um catalisador, não aletra o ponto de equilíbrio da reação. A enzima acelera a reação, mas não define o sentido que ela vai tomar.

- Ação influenciada pela temperatura e em PH específico :
A velocidade da reação aumenta com a temperatura até um pico específico ser atingido. A partir daí, uma elevação adicional da temperatura resulta numa redução da velocidade da reação, resultando na desnaturação da enzima. Cada enzima só atua em determinado ph, havendo um Ph ótimo onde a atividade dela é máxima. Isso porque uma proteína quando colocada num Ph que não é o seu de funcionamento normal, ela perde a forma espacial e a atividade biológica, acontecendo o mesmo com as proteínas enzimáticas.

- Ação em pequenas concentrações e proporcional à concentração do substrato :
Uma pequena quantidade de enzima é necessária e em concentrações elevadas de substrato, as enzimas inativas passam a forma de complexo enzima-substrato, sendo atingida uma velocidade ideal.

Essas são as principais propriedades enzimáticas, que dão as regras para que as reações no nosso corpo ocorram, com a ajuda das enzimas.

                                          
                                                         Cássia Regina



Nenhum comentário:

Postar um comentário