segunda-feira, 5 de maio de 2014

A MÁGICA DAS ENZIMAS

A busca por qualidade de vida é o fator que mais tem impulsionado os grandes avanços das ciências biológicas.
Por outro lado, nunca o homem esteve tão consciente da importância dos produtos naturais para a saúde dele e do planeta.
A biotecnologia - tecnologia dos seres vivos - tem oferecido contribuição vital neste sentido, especialmente no desenvolvimento e aplicação de bioingredientes como as enzimas.Onde as enzimas são aplicadas?
Elas são extremamente versáteis e podem ser aplicadas nas indústrias de panificação, moinho, laticínios, cervejaria, rações, hidrolisados protéicos para flavour, em processos de fabricação de gelatina, na modificação de amidos, fabricação de xaropes, álcool, sucos, vinhos e até em empresas de papel, colas, couro,  tratamento de efluentes, área têxtil, dentre outras.
Qual a importância da tecnologia de enzimas?
Esta tecnologia é importante porque, além de permitir resultados excelentes na indústria de alimentos, é uma tecnologia biológica e que substitui aditivos químicos, preservando o meio ambiente e a saúde.
O que podemos esperar do futuro dessa tecnologia?
As empresas estão cada vez mais estudando as variações e aplicações das enzimas. Podemos esperar novas aplicações, mais produtos inovadores e redução de custos produtivos.
O que são ingredientes biológicos?
São ingredientes que não são produzidos a partir de reações químicas e que são encontrados na natureza e apenas otimizados industrialmente. Por exemplo, enzimas, fibras, glúten etc.
Quais as vantagens das enzimas sobre os ingredientes químicos?
Por serem naturais e não alterarem as propriedades dos alimentos, as enzimas substituem  os ingredientes químicos, proporcionando maior competitividade às indústrias e maior segurança e saúde aos consumidores finais dos seus produtos.
O que são sistemas de ingredientes?
Sistemas de ingredientes são “blends” de ingredientes, aditivos e coadjuvantes de tecnologia, ou apenas de vários ingredientes biológicos, com o intuito de prover soluções para as indústrias de alimentos, podendo ser otimizados pelos provedores de soluções.
​Além da tecnologia de enzimas, a Prozyn tem desenvolvido sistemas de ingredientes biológicos (hidrocolóides, fibras, proteínas etc) que têm um efeito sinérgico com as enzimas, possibilitando a substituição de aditivos químicos tradicionalmente usados nos alimentos, pois, além de atingirem a performance dos ingredientes tradicionais, têm a vantagem de serem naturais.
Qual a diferença entre aditivos e enzimas?
Aditivo é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas, ou sensoriais, durante a fabricação e processamento. Diferente das enzimas, os aditivos químicos estão ativos no produto final, por isso devem ser declarados no rótulo.

Fonte: http://www.prozyn.com.br/enzimas.html


                              Lívia de Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário